sexta-feira, 11 de março de 2011

Abra a Janela, abra Baús*

Quem conhece os textos de Carlos Sant’Anna, conhece boa parte da história de Guaíba. Quem conhece o Seu Carlinhos, sujeito simples, carregado de humildade robusta e rara de encontrar entre aqueles que se arvoram da escrita, reforça de maneira definitiva sua importância para a memória da cidade.

Abrindo Baús, sua primeira publicação, traz uma série de biografias de guaibenses que de alguma forma decalcaram seus nomes na trajetória da cidade. Dos mais abonados, senhores ainda de Pedras Brancas, até figuras mais humildes, fundamentais na riqueza que compõe o folclore das cidades pequenas. Por quase dez anos, de 1991 a 2000, as principais personalidades que transitaram pela faixa de terra que se orgulha de ser um dos esteios da Revolução Farroupilha desfilaram pelas páginas do Jornal O Guaíba, na coluna intitulada Nossa História. Por responsabilidade irrestrita de Seu Carlinhos, Aladim Pinto, Breno Guimarães, Inácio de Quadros, Alfredo Desidério de Souza e outros tantos vultos guaibenses deixaram de ser apenas nomes de ruas para as gerações mais novas ou material exclusivo da tradição oral para eternizarem-se também nessa obra.

Mas o autor não parou por aí. A extensão desse livro, a publicação seguinte, Janela do Tempo – Memórias da Minha Cidade, cava ainda mais fundo nas lembranças destes pagos. Ainda há a preocupação em saldar a dívida com aqueles que construíram ontem a Guaíba de hoje, com biografias adiadas no primeiro livro, como Cel. Vasco Alves Pereira, Cardeal Dom Vicente Scherer, João de Araújo Lessa. Porém o tom que baliza a maioria dos textos é a despretensão da crônica. Por meio de causos marcantes e insólitos encharcados de humor e perspicácia, Seu Carlinhos funda a memória literária e afetiva da cidade, refém outrora de confusa e acidentada tradição oral e da rigidez de documentos oficiais enfadonhos.

Abrindo Baús e Janela do Tempo são leituras obrigatórias para qualquer guaibense que se preocupa em saber sobre a formação do lugar onde vive. Quem conhece Seu Carlinhos e suas publicações, sabe do que estou falando. Quem conhece Seu Carlinhos e suas publicações, conhece melhor Guaíba.


*Uma vez por semana, a Memória encontra eco na Arte aqui no Blog. Uma vez por semana, o projeto Nossa Comunidade tem História dialoga com alguma manifestação artística que tenha na Memória um de seus temas centrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário