segunda-feira, 23 de maio de 2011

As memórias do Bom Fim (de Porto Alegre)

Na quinta-feira da semana passada, membros do Nossa Comunidade estiveram em museus de Porto Alegre, com o objetivo de conceber um roteiro de visitação para os participantes dos quatro bairros contemplados (Ermo, São Jorge, Bom Fim, Santa Rita/COHAB) e das oficinas de vídeo e foto. O passeio acontece na próxima sexta-feira, e ainda nessa semana novas informações serão postadas sobre ele aqui no Blog.


Um dos museus visitados foi o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O local abriga desde dezembro do ano passado a exposição ‘Bom Fim: um bairro, muitas histórias’, trabalho que remonta a trajetória do bairro que foi definido pelo morador célebre e curador de honra do projeto Moacyr Scliar, como o coração da cidade de Porto Alegre.


Nos dois andares disponíveis no museu, significativa variedade de fotos e vídeos que contam as passagens mais marcantes do bairro é apresentada ao visitante. Dos tempos mais tranquilos, quando a Redenção ainda permitia aos pedestres um trânsito noturno em seu núcleo, livre de assaltos, passando pela atividade política durante o Regime Militar, e até confirmando a natureza boêmia com o Ocidente e outros bares marcantes nos anos 80 e 90 – todas as décadas são contempladas.


No mesmo dia da visita, aconteceu a primeira Roda de Conversa (Processo idêntico às Rodas de História) registrada em vídeo pela equipe. Na oportunidade, novas histórias foram levantadas pelos participantes, reafirmando a fonte inesgotável da memória e a importância fundamental de projetos como esse.


Confira mais informações no site da exposição, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário