terça-feira, 31 de maio de 2011

Visitas a museus e audição de concerto



Um dia dedicado à visitação de museus e audição de música clássica. Foi essa a prática de 45 membros do Nossa Comunidade tem História na última sexta-feira, 27 de maio. Oficineiros, alunos do curso de foto e vídeo, integrantes das rodas de história e demais participantes do projeto partiram às 14h rumo a Porto Alegre e regressaram às 23h. Na bagagem, a experiência que vai muito além dos quilômetros rodados.

A atividade integra o cronograma do Nossa Comunidade com o objetivo de proporcionar aos moradores dos bairros São Jorge/Primavera, Bom Fim, Ermo e Santa Rita/COHAB – na sua maioria distantes dessa realidade – um contato mais íntimo com a cultura produzida no Estado.
- Esse tipo de atividade é fundamental para que o projeto crie uma identidade própria. É nesse tipo evento que moradores de bairros diferentes podem conviver por mais tempo, além do contato com a cultura – reforça Daniela Konradt, coordenadora do Nossa Comunidade pelo Projeto Artesanato, Recreação e Informática (PROJARI).

O roteiro abrangeu os museus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hipólito José da Costa (Museu da Comunicação) e um concerto no Colégio Anchieta.

Na UFRGS, os visitantes foram apresentados à exposição sobre o boêmio e multicultural bairro Bom Fim, cuja recuperação da memória remete ao mesmo trabalho feito pelo Nossa Comunidade em Guaíba. Mais tarde, na ida ao Museu da Comunicação, prédio localizado no centro da capital, o contato com a história da televisão no Brasil, em oficina que trabalhou desde mecanismos de produção audiovisual até questões mais delicadas como as licitações para os meios de comunicação e a centralização da mídia em poucas mãos.

- Tudo foi muito proveitoso, conheci coisas que imaginava serem muito diferentes – explica Erozino Medeiros, 67 anos, morador do bairro Bom Fim.

Para encerrar o passeio, o grupo contribuiu para a lotação das dependências da Igreja Ressurreição, do Colégio Anchieta, e acompanhou o concerto Clássicos do Cinema, executado pela Orquestra da Unisinos. Trilhas de filmes famosos como Poderoso Chefão, Titanic e Dr. Zhivago embalaram a noite de sexta-feira.

Guilherme Pokorski, coordenador do projeto pela Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura (SETUDEC), resume o sentimento da equipe do Nossa Comunidade:“Foi muito interessante para nós, integrantes do projeto, presenciarmos a interação e a emoção demonstradas pelas pessoas que participam de nossas oficinas ao realizar o passeio. Foi uma maratona de uma tarde e uma noite, mas que, surpreendentemente, ninguém demonstrou cansaço e aproveitou ao máximo”, observou.




Foto: Hannah Beineke

Nenhum comentário:

Postar um comentário